Busca  
 
TUBO DIGESTÓRIO

Conjunto de vias e órgãos responsável pela digestão. Os animais que comem carne têm geralmente um tubo digestório mais curto do que os herbívoros. No homem, ele mede cerca de 9 m. O tubo digestório começa na boca e inclui a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso.

Quando o alimento é engolido, os músculos da faringe o impelem para o esôfago. Os músculos das paredes do esôfago contraem-se ritmadamente para fazer o alimento passar ao estômago. O suco gástrico lubrifica o alimento e digere-o parcialmente. Nesse estágio ele é chamado quimo. As contrações do estômago levam o quimo para o intestino delgado, onde sucos do pâncreas, do fígado e da parede intestinal continuam o processo de digestão. O intestino, com suas contrações, revolve o quimo para diante e para trás, a fim de misturá-lo bem.

A maior parte dos elementos alimentares já digeridos é absorvida pela corrente sanguínea através do intestino delgado. A água e os sais que restam são absorvidos no intestino grosso. Os resíduos sólidos remanescentes, chamados fezes, são enviados para o reto e depois evacuados pelo ânus.